quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Death Note - Quem conhece sabe como é bom.



Um dos melhores animes que eu já vi. É, esse é um dos comentários que fãs fazem. Death Note (em japonês: デスノート, Desu Nōto, literalmente, "Caderno da morte") é uma série de mangá/anime, criada pelo meu ídolo, Tsugumi Ohba, e ilustrado por Takeshi Obata.  Agora, o que diferencia Death Note dos outros animes? Simples. É um thriller muito bem feito e bem pensado.  Como eu costumo falar para quem se aventura a ver, se você perder um episódio, não adiantará ver o restante, já que você vai se perder total.

Death Note conta a história de Raito Yagami (que deve queimar no mármore do Tártaro. G_G’ #ignorem)
Light Yagami é um jovem estudante muito inteligente, que leva uma vida considerada entediante ao seu ponto de vista. Isso muda quando ele encontra um estranho caderno no chão, com o título de Death Note. No início, Raito imagina ser apenas uma brincadeira de mau gosto, mas após testá-lo, começa a aplicar uma espécie de "punição divina" aos criminosos, matando os mais perigosos por ataques cardíacos. Não demora para ele descobrir que o caderno possui um dono: um shinigami chamado Ryuuku.

Devido aos acontecimentos que se seguem, a polícia começa a suspeitar que alguém é responsável pelas misteriosas mortes de ataques cardíacos dos criminosos. Então, a força policial do Japão começa a trabalhar em conjunto com L, nomeado o melhor detetive do mundo, cujo rosto ninguém conhece até então.

Raito continua com seu objetivo de "limpar" o mundo, assassinando criminosos pelo Japão e pelo mundo. A imprensa e seus admiradores passam a intitulá-lo de Kira. Começa então uma disputa entre L e Raito para ver quem terá sua identidade exposta primeiro.


O símbolo de L, maior detetive do mundo, é a própria letra na fonte Old London

Foi publicada pela revista semanal Shonen Jump, de janeiro de 2004 a maio de 2006, totalizando 108 capítulos compilados em 12 volumes.

A série foi adaptada em três longa-metragens live-action pela Warner Bros Japonesa, e contava a primeira saga do mangá. O primeiro filme foi lançado em 17 de Junho e o segundo em 3 de Novembro de 2006 no Japão, existe um terceiro filme que se chama L Changes the World, que foca na história de L no anime. Este é um spin-off da série.


Perfil Psicológico:
Um traço marcante da série, considerado polêmico por muitos, são as personalidades frias dos personagens centrais (Raito, L, Near, Mello). Em todos eles nota-se claramente um perfil psicopata. São extremamente frios e calculistas, priorizando os fins, menosprezando os meios. Raito, por exemplo, apesar de ter ficado abalado em seu primeiro uso do caderno da morte, se mostra indiferente ao escrever nomes no caderno, um ato assassino.

E, de fato, eles se enquadram perfeitamente naquilo que se considera psicopata. São frios, calculistas, possuem boa lábia e desprezam os valores morais para atingir seus objetivos. No caso de Raito e Mello, são bastante sociáveis. L e Near aparentam ser autistas, mas ainda assim, frios.

Outro elemento psicológico bastante evidenciado na trama é a superdotação. Os personagens centrais são todos superdotados. Vários elementos nos permitem dizer isso, dentre eles:
  • Raito, ainda na adolescência, ajudou seu pai a resolver dois casos criminais;
  • Raito foi aprovado no vestibular com pontuação perfeita, tal como L;
  • L foi considerado o melhor detetive do mundo;
  • L, Near e Mello viveram em um orfanato de superdotados, como a própria obra afirma;
  • Near é capaz de assistir a várias televisões ao mesmo tempo;
  • Mello formou uma organização criminosa muito "bem-sucedida".
Enfim, superdotação e psicopatia são dois elementos que andam juntos na obra, elementos que valorizam a razão. Deduções que ocupam páginas inteiras são comuns nesse mangá.

Personagens:




Raito Yagami, comumente chamado de Kira

L, o maior detetive do mundo *-*


Watari, braço direito e pai adotivo de L

Amane Misa, namorada de Raito

Ryuuku, shinigami que acompanha Raito





Mello, possível sucessor de L e chocolatra. (E lindo. *-*)

Matt, amigo de Mello (Matt. *-*)


Near, possível sucessor de L ( e chato. e_e)
Remu, shinigami que acompanha Misa

Eu não posso contar mais para não estragar a surpresa de quem nunca viu e quer ver, lógico. Mas garanto que é um anime excepcional! *-*

Ah, antes que eu esqueça. Toda e qualquer informação foi retirada da Wikipédia, pois por mais que eu queira explicar, ela sempre é melhor. ._.

Um comentário:

  1. Barbara..você esqueceu de colocar na legenda da foto do Ryuuku que ele é seu marido...e na do L que ele é o meu...c-c
    mas eu adorei a materia do mesmo jeito...bjus

    *3* -- mandy...a grifinória de plantão

    ResponderExcluir