sábado, 12 de fevereiro de 2011

Crepúsculo e seus fãs.

Eu sei, estou pedindo pra ser odiada.

Eu estava devendo uma matéria aqui pro blog, e ontem, antes de dormir, eu fiquei pensando: Pô, não tem matéria sobre Crepúsculo naquele blog! Que falta de sacanagem! Aí eu resolvi pôr meu pescoço na guilhotina e vir falar de Crepúsculo. (:

Primeiro, o que falar sobre essa saga? Fez sucesso pra caramba, 80 milhões de livros vendidos no mundo inteiro não é pra qualquer um! (A Pedra Filosofal sozinha vendeu 120 milhões, mas tudo bem. Quem compara Harry Potter a Crepúsculo?) Os filmes foram só mais um passo para a saga ser reconhecida por sua trama comum e seus personagens pouco diferentes do usual.

Aí vocês perguntam: Então porque diabos veio escrever sobre algo tão comum? Logo você que nem escreve pra esse blog? Eu lhe respondo, pequeno gafanhoto. Eu apenas quero postar algo aqui e pensei que Crepúsculo fosse algo bastante comum e que eu pudesse falar bastante. *-* E me controlar pra não xingar a Meyer, mas aí é outra história.

Primeiro, eu sei sim do que estou falando. Eu li os quatro livros, vi os três filmes e pretendo ver Amanhecer (mais pelos lobos e o Emmett do que pela saga, mas tudo bem). Então, sim, eu sei o que estou criticando. Você pode argumentar comigo dizendo que "você é uma fã de Harry Potter. Fãs de HP e Crepúsculo tem uma rixa secular #ounão." Mas aí que está: eu gosto da saga Twilight.

Muitos caíram da cadeira, mas tudo bem. Prossigamos.

Se você tirar o romance água-com-mel-proibido-para-diabéticos e toda aquela dependência da Bella pelo Edward, tirar o fato de vampiros brilharem no sol, e, claro, tirar o Edward, a saga fica aceitável. Mas o que me irrita na saga, não é a trama fútil e que toda adolescente sonha (opa, toda não! Tira a autora da matéria do meio. Sou realista, baby.), não é o machismo do Edward, não é a dependência da Bella, não é aquela porcaria de imprinting que não convence nem filhote de cachorro recém-nascido, não são as falhas da narração, não são as repetições idiotas da Meyer (eu passei a repudiar sorrisos tortos.), nada disso...

O que me irrita são os fãs. Os mais devotados, mais fervorosos, que não aceitam uma crítica negativa e logo mandam você escrever um livro para depois criticar a Meyer. (Conheço gente que nem tem livro escrito e escreve muito melhor que a Meyer!) O que me irrita são os lovers.

Todos os livros, filmes, games, HQ, o raio que o parta, tem críticas negativas. Harry Potter é acusado de satanismo! O Código da Vinci gerou controvérsias! E, não, você não vê nenhum fã mandando quem critica escrever um livro.

Um dia, eu estava passeando por um dos blogs que mais gosto (oi, TwiHaters!) e me deparei com uma cena deprimente, pra não se disser coisa pior: S. King, que, todos nós sabemos, é um gênio do terror, disse que a JK tinha uma imaginação fantástica e que ela era uma escritora de mão cheia, e sobre a Meyer ele simplesmente disse: “Ela não é muito boa.” (Você tem meu respeito eterno, tio King.)

O TwiHaters fez questão de copiar os comentários e, em praticamente TODOS, os fãs mandavam STEPHEN KING escrever um livro. Eles mandaram Stephen King escrever um livro. Quantas vezes preciso repetir essa frase pra eu poder entender? S. King foi considerado a Agatha Christie de calças; a Meyer é iniciante no mundo da literatura. Existe um abismo sem fim que os difere. E, não lovers, a Meyer não sai ganhando nessa.

Eu fiquei pasma. Nem comentei nesse post, porque eu xingar deus e o mundo e acredite quando digo que sou uma pessoa controlada e educada. (o controlada nem tanto.)

Isso me irrita, tira toda a minha paciência. Tenho uma grande amiga que gosta de Crepúsculo e nós vivemos discutindo, mas apresentamos argumentos válidos e eu aceito os dela, embora não concorde. Mas, vê aí, pega um lover e pergunte-lhe o que são vampiros para ele. Duvido que algum diga algo como “sugadores de sangue, sem alma e sem amor por ninguém.” As garotas vão suspirar e dizer, sem dúvida alguma, “são como o Edward. O verdadeiro príncipe encantado.” Os garotos, bem, suspirar eles não vão, eu acho.

Eu preciso falar algo mais sobre os fãs? Diga que não! Meu autocontrole foi pro Tártaro dar um olá pra Cronos e ele não quer voltar. Aparentemente, ele é masoquista.

Eu não sei se devo encerrar por aqui. Eu não sei nem se alguém vai ler isso. Eu só sei que estou morrendo de dó de May e Luke Castellan, e do deus Hermes, e que eu não quero ver o fim do Luke, mesmo que eu precise ver. Eu também devo ser meio sadomasoquista. (Ah, Cronos, seu idiota!)

O que isso tem a ver com Crepúsculo? Quase nada. Vai me bater por tê-lo enrolado até aqui? Achei que não. Talvez eu volte ano que vem, quando eu me recuperar do fim de Percy Jackson (que, sim, é um ótimo livro e todos devem ler. E ME OBEDEÇAM.), para falar sobre a saga e suas comparações com Harry Potter (que, pessoalmente, eu acho uma p*ta falta de sacanagem. Lady JK Rowling não merece isso!), mas é apenas um talvez.

Não que as meninas (Tha e Maah) devam copiar essas idéias. Eu demoro, mas posto, girls.

Hey, Thayná, não vai mais me matar!
Até a próxima, eu acho.

By: Barbara, the Slytherin girl.

Nenhum comentário:

Postar um comentário